domingo, 29 de junho de 2008

Ubuntu 7.10 completo - gutocarvalho.net

Ubuntu 7.10 completo - gutocarvalho.net

Instalação completa do Ubuntu 7.10

Pronto para o trabalho e uso no seu dia-a-dia.

Autor: guto carvalho (guto@gutocarvalho.net)

Procure tirar dúvidas deste tutorial no fórum apropriado: http://gutocarvalho.net/phpBB3

sábado, 28 de junho de 2008

terça-feira, 24 de junho de 2008

INSTALAÇÃO DO FIREFOX 3 NO UBUNTU

Entre no diretório onde você descompactou o Firefox 3 e execute-o de lá:
cd /usr/share/firefox3
./firefox

Obs.: Repare no ponto-barra antes do comando firefox.

>> Sugiro também que você apague ou renomeie o seu diretório ~/.mozilla, que
guarda as suas preferências do Firefox.

Esta dica também deve funcionar em outras distros:

1 - Faça uma cópia da pasta firefox (por segurança). Copie e cole o seguinte comando no Terminal:

$ cp -r ~/.mozilla/firefox/ ~/firefox_profile_backup

2 - Instale o Firefox 3 Beta 5 (em pt-BR) com o seguinte comando (no Terminal):

$ wget -O - http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/\
releases/3.0b5/linux-i686/pt-BR/firefox-3.0b5.tar.bz2 | tar xj - C ~


Obs: tenha o wget instalado!

3 - Execute o Firefox 3 Beta 5:

$ ~/firefox/firefox

Obs: Crie um atalho no menu Aplicações, indo (no Ubuntu) em Sistema > Preferências > Menu Principal. Selecione "Internet", depois clique em "Novo Item". Em "Nome" coloque "Firefox 3 Beta 5" (ou o nome que preferir :D). Ao lado do campo "Comando" clique em "Navegar" e vá até a pasta "firefox" localizada em sua pasta pessoal (dentro da pasta "home"). Selecione o arquivo "firefox". Para finalizar, clique em "OK". Pronto! Um ícone para o Firefox 3 foi criado no menu Aplicações > Internet.

4 - E os plugins? Basta copiar o conteúdo da pasta "/usr/lib/firefox/plugins" para "~/firefox/plugins".

domingo, 22 de junho de 2008

Adicionar imagem no corpo do texto do email yahoo

Adicionar imagem no corpo do texto do email yahoo

Abra duas janelas no seu navegador um com o e-mail e a outra com a imagem que vc quer click com o mouse sobre a imagem segura e arrasta ate o corpo do e-mail e solta aonde vc quer no corpo do e-mail acima ou abaixo das letras que vc escreveu no e-mail, caso num tenha escrito nada é só soltar... falao assim porque depois pra puxar pra cima e pra baio é uma coisa..... Caso vc queira uma imagem sua desça ela na net abra a pagina aonde esta foto e faça a mesma coisa arraste...

sábado, 21 de junho de 2008

Guia não oficial para iniciantes do Ubuntu 7.04

Guia não oficial para iniciantes do Ubuntu 7.04

Fazer instalação no UBUNTU

Como calcular juros no Excel - Clube da Informática

Como calcular juros no Excel - Clube da Informática

Como calcular juros no Excel

InfoExame

Vamos mostrar como criar uma aplicação para calcular e montar tabelas detalhadas para a amortização de empréstimos. Você, que vai construir o sisteminha, terá de encarar todas as fórmulas e truques necessários para fazê-lo funcionar. Mas o objetivo é esconder todas as complexidades, criando um resultado final que qualquer usuário possa utilizar. Na verdade, se você não está nem aí para fórmulas, a planilha desenvolvida por INFO está pronta para usar, e disponível online no site da revista no endereço http://www.clubedainformatica.com.br/download/financiamento.zip.

Mãos à obra. Para começar, vamos definir o formato geral de nossa planilha. Ela deve conter três áreas. Primeiro, as células nas quais o usuário deve digitar os dados básicos do financiamento (valor, taxa de juros, prazo e data inicial). Depois, um painel-resumo, com o valor do pagamento mensal, número de pagamentos, total de juros e custo total do financiamento. O terceiro bloco apresenta uma tabela com a discriminação dos dados de cada pagamento previsto. Cada linha dessa tabela mostra a previsão de pagamento de um mês, evoluindo desde o valor financiado total até o saldo final zero. Na elaboração dessa planilha, tomamos como ponto de partida um modelo publicado no site da Microsoft, que foi redefinido para este tutorial.

A principal técnica utilizada na elaboração do projeto é a definição de nomes para células, grupos de células e fórmulas. Assim, em vez de operar com endereços, trabalha-se com variáveis, o que facilita bastante a compreensão. É muito mais confortável, por exemplo, lidar com itens como Valor_Financiado e Taxa_Juros do que com E4, C7. Vamos, então, montar a área 1 da planilha, dedicada à entrada de dados. Em nosso exemplo, ela ocupa as células de E4 a E7. Vamos dar um nome a cada uma dessas células.

Coloque o cursor em E4 e acione o comando Inserir/Nome/Definir. Na caixa Definir Nome, digite, em cima, Valor_Financiado (o nome não pode ter espaços). Embaixo, o programa já inclui, automaticamente, o endereço de E4. Acione OK. Repita a operação para as células E5 a E7, nomeando-as, respectivamente, como Taxa_Juros, Prazo_Meses e Data_Inicio. Faça as adequadas formatações nas quatro células, ajustando cada uma conforme o conteúdo esperado: moeda, decimal, inteiro e data. Para orientar o usuário da calculadora de financiamentos, escreva, à esquerda de cada célula, as indicações dos dados a serem digitados.

Passemos à segunda área. Na mesma coluna, no intervalo E11:E14, vamos nomear quatro células: Pagamento_Mensal, Num_Pagamentos, Total_Juros e Custo_Total. A cada um desses nomes deve corresponder uma fórmula:

=-PGTO(Taxa_Juros;Num_Pagamentos;Valor_Financiado)

Acima, a fórmula para Pagamento_Mensal. Ela usa a função PGTO e baseia-se em outras variáveis nomeadas. Observe o sinal de menos: ele indica que cada pagamento será subtraído do valor financiado. A fórmula para Num_Pagamentos é a seguinte:

=SE(Tudo_Preenchido;Prazo_Meses;"")

A rigor, o número de pagamentos é igual ao valor digitado na célula Prazo_Meses. No entanto, ele só deve aparecer quando o usuário tiver preenchido as células da área 1 para o cálculo de novo financiamento. Por extensão, as células da área 2 e da área 3 só devem exibir alguma informação se as quatro células da área 1 estiverem preenchidas. Para garantir isso, vamos criar uma fórmula nomeada (sempre em Inserir/Nome/Definir), Tudo_Preenchido, que funciona como um teste lógico, do tipo sim/não:

=SE(Valor_Financiado*Taxa_Juros*Prazo_Meses*Data_Inicio>0;1;0)

Aqui, o truque é o seguinte: multiplicam-se os quatro valores das células na área 1. Se todos estiverem preenchidos, o resultado será um número positivo; se pelo menos um estiver em branco, será zero. Assim, se a fórmula Tudo_Preenchido responde sim (valor 1), os cálculos devem ser executados para preencher as áreas 2 e 3. Se for não (valor 0), aquelas regiões são mostradas em branco.

As fórmulas para as células Total_Juros (E13) e Custo_Total (E14) são, respectivamente:

=-IPGTO(Taxa_Juros;Pagamento_Num;Num_Pagamentos;Valor_Financiado)

=SE(Tudo_Preenchido;ARRED(Pagamento_Mensal;2)*Num_Pagamentos;"")

Em Total_Juros, usa-se a função IPGTO, do Excel, que fornece os juros acumulados de um investimento. Também nesse caso, como se trata de débitos, o sinal é negativo. Na fórmula do Custo_Total, preste atenção para a função ARRED (arredondamento), aplicada apenas ao valor do pagamento mensal. Ela garante que a multiplicação dos valores mostrados para Pagamento_Mensal e Num_Pagamentos produz, exatamente, o número mostrado em Custo_Total. Sem essa função, apareceria um número aproximado.

A área 3 da planilha, que apresenta a discriminação de cada pagamento, é encimada por um cabeçalho com sete títulos de colunas: Número; Data do Pagamento; Balanço Inicial; Pagamento; Principal; Juros; e Balanço Final. Selecione essas sete células e nomeie-as como Linha_Cabeçalho, definida pela seguinte fórmula:

=LIN(´Tabela de Amortização´! $17:$17)

Ainda não havíamos dito que nossa folha de cálculo foi batizada como Tabela de Amortização. Nessa tabela, o cabeçalho corresponde à linha 17. Como a área 3 pode se estender por mais de uma página impressa, acione Arquivo/Configurar Página/orelha Planilha e, na caixa Linhas a Repetir na Parte Superior, digite Linha_Cabeçalho. Avancemos, agora, para o miolo da área 3. Vamos construir a primeira linha, logo abaixo do cabeçalho. Naturalmente, as sete células dessa linha têm fórmulas específicas. A célula Número apresenta apenas o valor Pagamento_Num, ou seja, a seqüência 1, 2, 3 etc. Sua fórmula é:

=SE(Nao_Pago*Tudo_Preenchido; Pagamento_Num;"""")

Aqui, entra em cena novo teste lógico, que é a variável Nao_ Pago, também definida por uma fórmula nomeada:

=SE(Pagamento_Num<=Num_Pagamentos;1;0)

Esse teste indica se a linha deve ou não ser preenchida. A resposta será sim enquanto o número do pagamento for menor ou igual ao total de pagamentos. A célula Data do Pagamento deve exibir a data inicial do financiamento acrescida de um mês:

=SE(Nao_Pago*Tudo_Preenchido; Data_Pagamento;"")

Ela se baseia na fórmula nomeada Data_Pagamento:

=DATA(ANO(Data_Inicio);MÊS(Data_Inicio)+Pagamento_ Num;DIA (Data_Inicio))

A célula Balanço Inicial também depende de outra fórmula nomeada, Balanço_Inicial, que, por sua vez, aplica a fórmula do valor futuro:

=-VF(Taxa_Juros;Pagamento_ Num-1;-Pagamento_Mensal;Valor _Financiado)

Balanço Final, a última célula, tem base idêntica:

=-VF(Taxa_Juros;Pagamento_Num;-Pagamento_Mensal;Valor_Financiado)

O valor a ser exibido na coluna Pagamento é sempre o mesmo e corresponde a Pagamento_Mensal. Como em todas as células da área 3, ele só deve ser escrito se os dados para o cálculo foram preenchidos e se a linha se refere a uma prestação não paga:

=SE(Nao_Pago*Tudo_Preenchido; Pagamento_Mensal;"")

Por fim, vêm as células para os valores Principal e Juros, que discriminam, no valor da prestação, quanto equivale à restituição do capital e quanto corresponde a juros. Principal e Juros são, também, duas fórmulas nomeadas. A primeira baseia-se na fórmula PPGTO, do Excel:

=-PPGTO(Taxa_Juros;Pagamento_Num;Num_Pagamentos;Valor _Financiado)

Juros, por sua vez, usa a fórmula interna IPGTO:

=-IPGTO(Taxa_Juros;Pagamento_ Num;Num_Pagamentos;Valor_Financiado)

Todas as células da primeira linha ativa da área 3 devem ser copiadas para as linhas seguintes. Na planilha-exemplo, essas cópias foram estendidas até a linha 377, que corresponde à prestação número 360 - ou seja, um financiamento de 30 anos, o prazo máximo aceito pela aplicação.

A essa altura, sua calculadora de financiamentos já está completa. Faltam apenas detalhes de acabamento. Para concluir o trabalho, selecione as células ativas da área 1 e dê o comando Formatar/Células. Na orelha Proteção, desligue a caixa Travada. Agora, acione Ferramentas/Proteger/Proteger Planilha (a definição de senha é opcional). Você acaba de criar uma espécie de formulário. As células para entrada de dados estão livres e todas as outras, protegidas. Assim, qualquer usuário poderá usar a planilha sem o risco de modificá-la. Essa aplicação foi testada nas versões 2000 e 2002 do Excel.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

CADASTRO DO BLOGGER VIA OFFICE 2007

Este artigo fornece informações para o ajudar a obter uma conta de blogue, caso ainda não tenha uma, bem como informações para registrar a conta de blogue existente no Microsoft Office Word 2007. Também inclui informações para como informações de resolução dos problemas mais comuns encontrados quando registra uma conta, publica e abre artigos ou quando envia imagens.

Se já tiver uma conta num fornecedor de serviços de blogue, pode iniciar imediatamente a criação de blogues no Word.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

terça-feira, 17 de junho de 2008

COPIAR DVD COM PROTEÇÃO

Cara, vou te dar uma força, você pediu um passo a passo e só obteve resposta solta. Apesar da resposta estar vindo bem atrasada acho que poderá ajudar outras pessoas.

As minhas recomendações serão dadas por opinião pessoal, portanto nada é definitivo por aqui, descorde como quiser. Assim como não estou induzindo ninguém a pirataria alguma, desde do software usado até a cópia do próprio dvd, já que a cópia, para backup, do seu próprio dvd é legal e você pode utilizar os softwares que vou recomendar como shareware até que expirem e você opte por comprar ou não.

Eu comecei a pesquisar sobre a gravação de dvd depois que fiquei sabendo que não era possível pegar um filme e duplicar, acontece que as mídias comerciais tem um tamanho de armazenamento maior que essa que compramos no mercado.

Para fazer a cópia é preciso fazer a conversão para essa mídia que compramos de 4.7g. Nessa conversão é que perdemos qualidade pois haverá compactação do conteúdo e imagem ficará com qualidade inferior ao original.

Alguns software fazem o trabalho muito bem, perdendo muito pouco em relação ao original. É possível dar uma olhada nos principais softwares utilizados no link: http://www.dvd.box.sk/articles8.php . A cada imagem clique no nome do software para visulizar a imagem convertida pelo mesmo.

Navegue e veja a superioridade do InterVideo DVD Copy, diferente do DVD Shrink que tanto nos recomendam quando iniciamos.

Nestre outro link: http://www.dvd.box.sk/articles9.php nós temos o teste comparativo de tempo de conversão. Impressionante como o InterVideo DVD Copy consegue ser veloz e eficaz, é um software bom e fácil de utilizar.

Não vou aqui fazer um passo a passo dos programas, se alguém não conseguir usar qualquer um citado eu dou uma força, mas são muito fáceis.

Mas de forma geral a cópia se faz assim:

Execute o AnyDVD, ele vai pra bandeja do windows, ao lado do relógio, e você não precisa fazer mais nada com ele. Esse software irá retirar as informações de bloqueio de região, portanto o seu dvd-cópia poderá ser utilizado em aparelhos de qualquer região.

Execute o InterVideo DVD Copy, selecione a origem, DVD a ser copiado e o destino (dvd-cópia), marque a opção para compactação em um único disco e mande iniciar, só isso !

Caso você não tenha dois leitores de dvd na sua máquina faça a conversão para o seu hd e depois copie para a mídia, da mesma forma que fez no passo anterior. A cópia sairá muito rápida dessa vez, já que nenhuma conversão será necessária.

Você não precisará utilizar o dvdDecrypter e nenhum outro software. É só isso aí que eu comentei.

Os links...
AnyDVD: http://www.slysoft.com/en/download.html
Intervideo DVD Copy: http://www.intervideo.com/jsp/InterVideoDVDCopy_Download.jsp

É isso aí, se alguém precisar de mais alguma coisa estou na área.

abraços.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

FAZER TEXTO PDF

Para converter arquivo .doc para *.pdf


Ronaldo

PASTAS COMPACTADAS (ZIPADAS)

Para desabilitar as pastas compactadas no Wimdows XP

**Conclusões**
O problema: O windows XP + pastas compactadas ativadas** (o zipador do windows) + IE

A solução: Desativar as pastas compactadas . Para isso é só ir em Iniciar >> Executar >> **regsvr32 /u %windir%\system32\zipfldr.dll
Como toda solução cria um novo problema, temos então:

Problema criado: não tem como compactar/descompactar arquivos ZIP.
Solução para o novo problema: Instalar um compactador (recomendo Winrar...)

Solução mais prática: apenas instalar um compactador, nem precisa desativar as pastas compactadas, pois isso é automático.

Pastas compactadas (insira disco 1 e 2)

Pessoal consegui me lembrar de como fazer....

o comando é:

rundll32.exe /u zipfldr.dll

ele remove o zip nativo do xp... para voltar é só fazer o comando sem o /u....

faço isto para não aparecer os arquivos zip do lado esquerdo da windows explorer...

abraços

terça-feira, 10 de junho de 2008