quinta-feira, 13 de junho de 2013

RECEITA DE PIZZA CASEIRA

RECEITA DE PIZZA CASEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MASSA CASEIRA PARA PIZZA
 
- 350 ml de água morna
- 10 g de fermento biológico seco (1 sachê)
- 1/2  colher chá de açúcar
- 2 colheres sopa de azeite
- 1 colher chá de sal
- Aproximadamente 450 g de farinha de trigo

   

MODO DE PREPARO

- Em um bowl coloque a água, o fermento e o açúcar, misture para dissolver o fermento e deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos.  

- Após esse tempo, acrescente o sal, o azeite, e um pouco da farinha até a mistura ficar mais resistente. 

- Polvilhe farinha sobre uma superfície de trabalho, coloque a massa e vá misturando e acrescentando farinha aos poucos, até a massa soltar das mãos. Não é necessário sovar, enquanto você trabalha a massa, ela vai ficar lisa e macia.

- Unte uma tigela com azeite e coloque a massa, cobrindo com um pano. Deixe descansar por 1 hora em local protegido (eu guardo no forno desligado mesmo).  

- Pré-aqueça o forno a 240º C. Dê um "soco" de leve na massa, para retirar o excesso de ar. 

- Divida em duas partes iguais. 

- Para abrir cada pizza, coloque farinha sobre a bancada e vá abrindo a massa com as mãos, do centro para as laterais, mantendo o formato redondo. Eu faço isso com as pontas dos dedos, tendo o cuidado de não rasgar a massa. Ela deve ficar fina, mas com as bordas mais altas. 

- Coloque o molho de tomate e o recheio de sua preferência (usei 250 g de mozarela ralada, 1 linguiça calabresa cortada em rodelas finas e 1/2 cebola grande fatiada.  

- Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos, você deve observar o tempo de seu forno, a casca vai ficar levemente dourada e a massa deve estar assada.

***Rendimento: 2 pizzas de 30 cm de diâmetro.***

Obs.: Talvez não seja necessário utilizar toda a farinha, eu usei menos. Cuidado para não deixar a massa pesada, acrescentando farinha demais.